andré barata

“O jogo da filosofia é sempre um jogo insensato. Supor, porém, que não fosse absolutamente sério seria um ultraje. Se não fosse subversivo, irritante e insuportável, Sócrates teria sido simplesmente ridículo”.

Emancipação

O futuro de uma ideia política

A passagem do século e do milénio, marcada logo no ano 2001, não pela prometida odisseia no espaço, mas pelo trauma de 11 de Setembro, embaciou o conceito de emancipação que, desde o seu advento, se tornara central para a Modernidade, passando pela saída do homem da sua menoridade, a que Kant chamou Aufklärung,…

Veja mais...

E se parássemos de sobreviver?

Pequeno livro para pensar e agir contra a ditadura do tempo

Este pequeno livro questiona o tempo social dos nossos dias, industrializado, sem entropia, medida imposta, que nos torna individual e colectivamente reféns do passado da nossa sociedade, que nos agarra a um presente omnipresente e que rarefaz a realidade do futuro. Este desequilíbrio é resultado de uma concepção …

Veja mais...

Este livro fala sobre o desligamento do mundo, de que somos causa e de que seremos efeito derradeiro se não pararmos para o questionar. O tempo desligou-se dos acontecimentos para os poder medir, impassível. A verdade desligou-se da realidade para poder ser usada sem embaraço. E as emoções migraram para o circo on…

Veja mais...

No momento contemporâneo, diferentes discursos ou projetos políticos, com distintas configurações, têm sido designados como «populistas». Tal não torna o fenómeno correspondente menos esquivo em termos teóricos, bem pelo contrário. Desde logo, cumpre saber se estamos perante um verdadeiro conceito ou, pelo c…

Veja mais...

O futuro nas mãos

De regresso à política do bem comum

Desde o 25 de Abril que não se registava um aumento da dívida do Estado português tão elevado como nos anos da austeridade. Se o objetivo desta política era desendividar Portugal e restabelecer a sua soberania, falhou redondamente.É tempo de mudar o jogo, de devolver o futuro ao país.Este é um livro de encoraja…

Veja mais...

Imaginemos o que teria sido Portugal nestes últimos 40 anos sem o desenvolvimento e o aprofundamento dos sistemas e das funções sociais do Estado. Viveríamos ainda hoje num país subdesenvolvido. Não teríamos com toda a certeza atingido os níveis de desenvolvimento humano que nos colocam entre os países com mai…

Veja mais...

Primeiras Vontades

Da Liberdade Política Para Tempos Árduos

Os ensaios deste livro procuram defender um caminho diferente, de escolhas humanas que dêem um futuro à História, através do pensamento sobre a liberdade política de Jean-Jacques Rousseau, Isaiah Berlin, Hannah Arendt, Jacques Rancière, Jean-Paul Sartre e Slavoj Žižek. «Vivemos tempos árduos. Desde que a cris…

Veja mais...

Dos muitos modos de ver as várias facetas da Portugalidade, é possível gerar um encontro entre distintas linguagens, objetos e perspectivas sobre a identidade portuguesa. Para lá de uma pretensa ou presumível essência, que não tem de resumir o essencial da Portugalidade, muito menos dispor de contornos precisos,…

Veja mais...

Mente e Consciência

Ensaios De Filosofia Da Mente E Fenomenologia

Colecção de ensaios que aborda a perplexidade suscitada por duas fortes convicções filosóficas. Uma defende a explicação da “Mente” através de acontecimentos nos nossos cérebros, numa dependência do mental sobre o neural. A outra defende que, apenas pelo cabal esclarecimento do que seja a experiência de …

Veja mais...

Experiências Descritivas Dos Sentidos Das Coisas - Vários autoresDois autores, dois livros num só. Duas experiências descritivas em fragmentos poéticos e desassombrados.Cabe-nos manter a sólida fragilidadede coisa a coisapor issonão devemos nunca chorar os objectos: corremos o triste riscoRita Taborda Duarte nas…

Veja mais...


A Fenomenologia Hoje.

Actas do I Congresso Internacional da APFF

As actas do Primeiro Congresso da AFFEN (2002) apresentam uma panorâmica das diferentes temáticas, problemáticas e direcções em que a investigação fenomenológica se desenvolve actualmente em Portugal. «Origens, passado, presente», «Disciplinas, métodos e fundamentos», «Filosofia do conhecimento e da mente…

Veja mais...

Ouve-se neste livro uma voz original, e a palvra voz é apropriada. Através de uma análise da filosofia da consciência de Sartre - que depois de um longo purgatório começa aliás a suscitar um interesse novo -, o conceito de ressonância proposto por André Barata introduz uma inflexão morfológica na fenomenolog…

Veja mais...